O que é o MUCA?

MUCA é a sigla de Movimento Unido dos Camelôs. Fundado, em 2003, para a organização dos trabalhadores ambulantes e defesa de camelôs perseguidos pela Guarda Municipal nas ruas do Rio de Janeiro. De lá pra cá, governos se sucederam, mas as apreensões irregulares e a violência da Guarda Municipal continuaram acontecendo. Em 2009, com o desemprego crescente, a resposta da Prefeitura foi a operação “Choque de Ordem”. A falta de política pública continua e o fim da repressão pela Guarda Municipal ainda é a nossa principal bandeira de luta.

A organização representa de forma independente e autônoma o interesse dos ambulantes em toda cidade. Defendemos o direito ao trabalho e lutamos para que a Prefeitura faça um cadastramento justo e com transparência.

A proposta de armar a Guarda Municipal é uma forte ameaça para os camelôs e motivo de grande mobilização para barrar este Projeto de Lei. O Movimento entende que o uso de armamentos não letais, como taser (arma de choque) e balas de borracha, já autorizados pela Câmara do Rio, abriu caminho para essa nova tentativa de alteração na legislação.

O MUCA participa de discussões e formulação de Leis para ajudar no dia a dia da categoria. Destaca-se a grande mobilização para atualizar a Lei que regulamenta o comércio ambulante no Rio de Janeiro e a que propõe a construção e legalização de depósitos para guardar nossas mercadorias. Seguimos cobrando que a Prefeitura coloque em prática as legislações aprovadas.

 

Junte-se a nós pelo direito à cidade.